Tel./Fax: (11) 2295-2293


Rua Caetano de Campos, 10 - Tatuapé
Entrada : Estrada Velha de Penha, 80 Cj. 06 (Aldeia Shopping)

Área Restrita

Empresas

Funcionários

  1. Esqueci meus dados

QUANDO A IMAGEM FALA POR SI SÓ
19/01/2016

ATENÇÃO AOS SEUS GESTOS

Uma pessoa não foi contratada porque, segundo o entrevistador ela dizia uma coisa, mas seu corpo falava outro. Isso é possível? Acredite, é perfeitamente possível. Às vezes, a voz transmite uma informação que não combina com a postura corporal. É isso acontece sem a gente perceber.

A comunicação não é feita apenas pela sua voz. O que você fala é apenas um componente de um conjunto de sinais que seu corpo transmite a todo instante. Ou seja, mesmo quando você fica em silencio, sua expressão facial e seus movimentos corporais estão falando por você. E os entrevistadores são treinados para identificar todos esses sinais. É a chamada linguagem não verbal. Processos de seleção empregam essas técnicas para analisar os candidatos.

A lista de sinais não verbais é bem extensa. Alguns deles são: braços cruzados enquanto alguém fala indicam desinteresse ou discordância; mão na frente da boca enquanto você fala é sintoma de incerteza; sentar-se na beira da cadeira, com o corpo inclinado para frente, é disposição para entrar em ação; ombros caídos apontam para tristeza ou desânimo; e assim por diante.

Já nos anos de 1950, o psicólogo Albert Mehrabian, especialista em linguagem corporal, publicou um estudo interessante. Segundo ele, apenas 7% do total da comunicação é verbal, feita por palavras. O tom de voz responde por 38% e os 55% restantes correspondem à linguagem corporal.

Em outra comparação, é como se um noivo, ao ser perguntado “Aceita Fulana como sua legítima esposa”, respondesse “Sim”, mas abanasse a cabeça como se fosse um “Não”. Com certeza, não iria pegar bem.

Max Gehringer

Entre em contato:

+55 (11) 2295-2293 De segunda a sexta, das 9h às 18hs.

Rua Caetano de Campos, 10 - Tatuapé
Entrada : Estrada Velha de Penha, 80 Cj. 06 (Aldeia Shopping)

captaservice@captaservice.com.br

Capta Service

Copyright © CAPTA SERVICE - Todos Direitos Reservados. All rights reserved